Atualidade

O consumo de substâncias psicoativas, naturais ou sintéticas, que atuam no sistema nervoso gerando alterações nas funções que regulam pensamentos, emoções e comportamento, aumentam as hipóteses de deficiência visual ou cegueira, alertou na quarta-feira um especialista.

Mais de 123 mil vacinas contra a COVID-19 foram desperdiçadas na última campanha de vacinação, representando uma taxa de inutilização de 5,8 %, indica o relatório divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

A próxima campanha de vacinação contra a gripe e a COVID-19 decorre em moldes idênticos à de 2023/224 e alarga a vacina de alta dose contra a gripe a pessoas com 85 e mais anos. A News Farma marcou presença onde foi apresentado o Relatório de Avaliação da Campanha de Vacinação Sazonal 2023-2024 e as linhas gerais da campanha 2024-2025.

No âmbito do Dia do Médico, celebrado a 18 de junho em Portugal, a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) apresentou uma Petição Pública na Assembleia da República para a instituição do Dia Nacional do Ortopedista, a ser comemorado no dia 4 de junho, data de fundação da SPOT. Esta iniciativa visa o reconhecimento oficial do papel dos ortopedistas na sociedade portuguesa.

A News Farma e a Bayer promovem, já na próxima segunda-feira, 24 de junho, pelas 18h30, um webinar dedicado ao tema "Medicina de Precisão: One does not fit all", que integra na discussão André Mansinho, investigador e oncologista na ULS de Santa Maria, Helder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, e Jorge Lima, vice-diretor do IPATIMUP.

O Programa Nacional de Rastreio Neonatal (PNRN) identificou 118 casos de drepanocitose, uma patologia que afeta os glóbulos vermelhos e que foi incluída no conjunto de doenças rastreadas pelo chamado “teste do pezinho” em maio de 2021.

Júlio Oliveira, presidente do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto), foi eleito para a nova direção da Organisation of European Cancer Institutes (OECI) e assumirá funções de secretário executivo para o mandato 2024-2027. A nomeação ocorreu na Assembleia Geral da OECI, na qual o IPO do Porto participou no âmbito da 46.ª edição do Oncology Days 2024.

A Egas Moniz School of Health and Science foi reconhecida pela Times Higher Education como a melhor universidade em Portugal, de acordo com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa parâmetros de Saúde e Bem-Estar. Segundo este ranking, que classifica o impacto das instituições de ensino superior nas diferentes áreas, a Egas Moniz ocupa o 15.º lugar no ODS 3,  sendo a única faculdade portuguesa no top 50, numa classificação que envolveu 1498 universidades de todo o mundo.

Uma equipa liderada pela investigadora Ana Santos Almeida, do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (CARE, iMM), acaba de ganhar uma bolsa da Biocodex Microbiota Foundation, no valor de 25 mil euros, para desenvolver o projeto AGEWISE, que vai estudar a complexa relação entre a menopausa, o microbioma intestinal e as hormonas sexuais femininas.

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo realizou pela primeira vez, no Hospital de Tomar, um procedimento cirúrgico inovador no Serviço Nacional de Saúde (SNS). O beneficiário foi Carlos Freire, que, apesar de ter vencido um cancro na bexiga, mantinha um severo problema urológico que afetava gravemente a sua qualidade de vida.

Publicações