Atualidade

É já hoje, pelas 19h00, que ocorre o webinar "Gestão da COVID-19: o que há de novo?". A sessão virtual reúne o Dr. Rui Costa, médico de Medicina Geral e Familiar, e o Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro, pneumologista, numa conversa para fazerem um ponto de situação do atual contexto epidemiológico da COVID-19, três anos depois da chegada da doença a Portugal. 

Está a decorrer a terceira edição do prémio internacional da Fundação BIAL, o BIAL Award in Biomedicine, com nomeações abertas até 30 de junho. Com um valor de 300 mil euros, este prémio visa galardoar uma obra de índole biomédica, publicada nos últimos dez anos, com tema livre, que represente um trabalho com resultados de excecional qualidade e relevância científica.

A Universidade de Coimbra (UC) coordena um projeto que visa aprofundar a compreensão da relação entre desigualdades socioespaciais e a vida das pessoas com demência e os seus cuidadores informais, revelou hoje aquela instituição de ensino superior.

É já na próxima segunda-feira, 27 de março, pelas 19h00, que tem início o webinar "Gestão da COVID-19: o que há de novo?". A sessão virtual reúne o Dr. Rui Costa, médico de Medicina Geral e Familiar, e o Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro, pneumologista, numa conversa para fazerem um ponto de situação do atual contexto epidemiológico da COVID-19, três anos depois da chegada da doença a Portugal. 

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, começou a realizar cirurgias nanoscópicas do joelho, uma técnica recente que permitirá reduzir listas de espera e aumentar a qualidade de vida dos doentes.

A monitorização remota de doentes crónicos será um dos próximos grandes passos do desenvolvimento tecnológico na saúde, mas o fator humano desempenhado pelos médicos será sempre "crucial", defendeu esta quarta-feira, 22 de março, a investigadora Dr.ª Marla Zinni Gil da Costa.

Todos os dias são necessárias entre 1.000 a 1.100 unidades de sangue, afirmou esta quarta-feira, 22 de março, a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes), alertando para a urgência de dádivas mais regulares.

“Rastreio de Fibrilhação Auricular em Idosos em Cuidados de Saúde Primários com MyDiagnoSTick (SAFEST)” é um estudo da iniciativa do Investigador, financiado pela Daiichi Sankyo Portugal e coordenado pelos investigadores Prof. Doutor Ricardo Fontes-Carvalho, Prof. Doutor Rui Baptista, Prof. Doutor Daniel Caldeira e Dr. Pedro Teixeira. O principal objetivo prende-se com a avaliação do impacto do rastreio oportunístico de fibrilhação auricular assintomática na população idosa, com o uso do dispositivo (já aprovado) MyDiagnostick.

A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) anunciou hoje, 23 de março, que “vai tomar medidas” para alterar o sistema de referenciação para as urgências, nomeadamente dos casos não urgentes, advertindo que é uma situação inadiável.

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) vai realizar o Congresso Português de Hepatologia nos dias 13, 14 e 15 de abril, no Hotel Eurostars Oasis Plaza, na Figueira da Foz. Esta iniciativa tem como objetivos discutir e partilhar a atualização de conhecimentos científicos recentes, e debater os desafios na área da Hepatologia, em Portugal.

Publicações